sábado, 17 de maio de 2008

Verminoses

Se você se interessou pelas verminoses aqui estão dois vídeos que mostram procedimentos médicos de remoção de Ascaris do intestino.
Recomendamos assistir aos vídeos somente quem tiver interesse, coragem e estômago forte!

Ascaris lumbricoides sendo removido do intestino por colonoscopia:




Ascaris sendo removido do intestino de um garoto de 2 anos de idade:

sexta-feira, 2 de maio de 2008

O Espécime Tipo Para O Jantar


Em Puerto Deseado (Port Desire) na patagônia o artista da expedição do Beagle (Conrad Martens) atirou em uma ema durante uma caçada. A ave foi depenada, assada e, depois do jantar, Charles recolheu as penas, a pele, o pescoço e a cabeça para pesquisas futuras. Só depois de examinado pelo orinitólogo inglês John Gould, o espécime foi classificado como uma nova espécie, diferente da ema comum (Rhea americana). A espécie foi batizada de Rhea darwinii em homenagem ao seu descobridor. O espécime tipo, que serviu de jantar ao seu coletor, está exposta no museu da Zoological Society em Londres.

domingo, 27 de abril de 2008

Presa X Predador

Na natureza existe a relação de predação entre os seres vivos. É a partir dela que o fluxo de energia se propaga pelas teias alimentares. Podemos notar essa relação desde um coelho comendo a vegetação até um leão devorando um búfalo.

Nessa relação o predador se beneficia, pois se alimenta da presa e, conseqüentemente, a presa sai prejudicada, pois morre. Mas, por incrível que pareça, pode ser boa para ambas as populações envolvidas. Isto ocorre pelo fato de que somente o predador mais bem adaptado consegue se alimentar e sobrevivendo ele irá passar seus genes adiante. A presa, que foi abatida, não tinha recursos para escapar do predador e seus genes foram eliminados do ambiente, isso significa que as presas que não foram devoradas contribuem para a população, que fica melhor adaptada.

Lógico que todas as vezes que vemos uma presa ser abatida pelo predador sentimos pena e até torcemos para que a presa consiga escapar.
Se vc é dessas pessoas que torcem pela presa assista ao vídeo abaixo. É IMPRESSIONANTE! Vale a pena.

domingo, 20 de abril de 2008

Anotações pessoais de Darwin são colocadas online

A primeira versão do livro "A Origem das Espécies", onde Charles Darwin formula a teoria da evolução, pode ser lida online pela primeira vez a partir desta quinta-feira.

O texto está entre milhares de anotações pessoais do cientista que antes só estavam disponíveis a cientistas da Universidade de Cambridge e agora podem ser lidas no site http://darwin-online.org.uk.

A publicação das anotações pessoais de Darwin é a maior da história, com cerca de 20 mil itens e quase 90 mil imagens.

O material original é mantido pela biblioteca da Universidade de Cambridge, que decidiu disponibilizar o material online.

A coleção inclui, por exemplo, textos como observações do cientista sobre os pássaros de Galápagos e os primeiros registros das dúvidas de Darwin sobre a permanência das espécies.

No site, o usuário também pode ver fotos de Darwin e sua família, recortes de jornais, críticas dos livros do cientista e até mesmo um livro de receita de Emma Darwin.

"Charles Darwin é um dos cientistas mais influentes da história. A coletânea de suas anotações online é extremamente importante e muito excitante", disse John van Wyhe, especialista da Universidade de Cambridge que idealizou o projeto.

O arquivo online é tão grande que, mesmo se o usuário conseguisse ver uma imagem por minuto, ainda levaria mais de dois meses para ver todo o material.

"Darwin mudou o nosso entendimento sobre a natureza para sempre. Suas anotações revelam como as suas pesquisas eram detalhadas. A divulgação dessas anotações online marca uma revolução no acesso do público - e, possivelmente, no apreço - a uma das mais importantes coletâneas de materiais originais na história da ciência", completou van Wyhe.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Mosquito transgênico contra a malária

Mosquito transgênico resistente à malária e com melhores chances de sobrevivência na natureza foi criado por cientistas americanos.

O mosquito é portador de um gene que impede que ele seja infectado pelo Plasmodium, protozoário causador da malária.

O projeto dos pesquisadores é introduzir os insetos transgênicos na natureza para eles competirem com os naturalmente existentes que são transmissores da malária.

Esta competição irá reduzir a população dos insetos transmissores controlando a proliferação da malária.

Os insetos que transmitem a malária são abundantes em regiões quentes, principalmente na Ásia, África, América Central e do Sul e eles pertencem ao gênero Anopheles.

No laboratório os Anopheles selvagens e os transgênicos picaram ratos infectados com malária e após um período de tempo os transgênicos eram mais abundantes. Eles se reproduzem mais rapidamente e as fêmeas botam mais ovos possuindo vantagem sobre a variedade selvagem. Após nove gerações os transgênicos representavam 70% dos mosquitos existentes.

A doença afeta 300 milhões de pessoas e mata um milhão por ano em todo o mundo.

No Brasil a região mais afetada é a Norte, principalmente na região amazônica, onde são registrados por volta de 500 mil casos todo o ano.

Cerca de 90% dos casos mundiais são registrados na África Subsaariana, onde uma criança morre da doença a cada 30 segundos.

Portanto este mosquito transgênico traz esperança para inúmeras pessoas ao redor do mundo, inclusive no Brasil, que sofrem com a presença desta doença. Mais uma vez a ciência está contribuindo para o bem estar da humanidade.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Taxonomia

Queridos,

O CRIA, Centro de Referência em Informação Ambiental, está disponibilizando em seu site a obra prima da botânica brasileira. Flora Brasiliensis foi publicado em 1906 e conta com a descrição de mais de 22.000 Angiospermas brasileiras e cerca de 3.000 pranchas com incríveis desenhos das espécies escaneados em alta resolução. Diversos cientistas europeus, entre eles o naturalista von Martius, trabalharam desde 1840 no Brasil coletando as informações taxonômicas contidas nesta obra. Não deixem de conhecer!

Pra quem tem interesse o site do CRIA ainda possui o projeto Flora Brasiliensis REVISITADA que fornece uma atualização dos nomes das espécies atualmente usados.


O link para esta belíssima obra está na seção de links do blog. Aproveitem!

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Delícia feita em barras

A boca enche de água só de olhar. Lá está ele todo derretido sendo jogado em cima dos morangos, ao lado uma barra bem grande esperando a vez de ser saboreada!

Que delícia, só pode ser chocolate!

Os antigos habitantes da América Central, Maias e Astecas, já conheciam este delicioso alimento, a centenas de anos atrás e até hoje o chocolate agrada o paladar de muitas pessoas no mundo inteiro.

Mas não pense que o chocolate serve somente para engordar as pessoas, pois muitos estudos já foram e estão sendo feitos sobre os benefícios do consumo de chocolate.

O chocolate contém muitas substâncias que podem melhorar o bem-estar mental das pessoas. Existe uma substância chamada theobromina, por exemplo, que é muito parecida com a cafeína e que estimula o sistema neuromuscular, ativa as funções renais e beneficia o sistema nervoso, sendo recomendado nos estados de fadiga e estafa intelectual.

Muita gente fala que o chocolate é rico em serotonina, mas isto não está correto. A serotonina é um neurotransmissor fabricado pelas células nervosas do cérebro que faz você ficar mais relaxado, melhorar o humor, ter menos dor e diminuir o apetite. O chocolate é rico em Triptofano, um tipo de aminoácido que vai provocar a produção de serotonina no cérebro. Então, o consumo controlado de chocolate fornece triptofano que será usado na fabricação da serotonina pelo corpo. É por isso que você fica bem humorado quando come chocolate!

O chocolate ainda contém substâncias fenólicas encontradas também no vinho tinto, nos chás, nas frutas e nos vegetais, podendo ajudar na redução do risco de doenças coronárias. Além disso, existem substâncias chamadas de catequinas, que são antioxidantes e podem atuar contra as doenças cardiovasculares.

Bom, vimos que o chocolate faz bem para a saúde e contribui para o humor e bem estar, mas nem por isso podemos comê-lo sem nenhum tipo de controle, não é?

O chocolate é um alimento com alto teor de gordura e contêm muitas calorias. Portanto, procure comer, no máximo, 30g de chocolate, duas vezes por semana, para você não ter problemas com a balança e ainda poder saborear este delicioso alimento sem nenhum peso na consciência. Quer coisa melhor?