sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Síntese Protéica com LSD!!!

Salve turma!

Uma das coisas mais bizarras e fantásticas que já assisti no youtube. Depois de "truco valendo toba", "sanduiche-iche", "fala sônia" e outros do gênero, este filme é mucho loco. Reparem que eu disse (escrevi, tá bom) filme e não vídeo, porque de fato isso foi filmado em película na década de 1970. E obviamente, regado com muito LSD.

Trata-se de uma aula ao ar livre de síntese protéica filmado no gramado da Universidade de Stanford em 1971, narrado por Paul Berg, nobel de química em 1980.

O prof dá uma aulinha na lousa paara apresentar os personagens e o lance começa. Reparem na trilha sonora ao vivo, tipo The doors, com poeminhas e tudo o mais. Vale a pena ver.


terça-feira, 9 de setembro de 2008

Cine Bio

E ai turma!
Dia 16/09 o Cine Bio começa a presentar uma fascinante viagem pela história de Charles Darwin e a origem das espécies.

Um conjunto de documentários recém lançado mostra a história desse ilustre cientista que revolucionou o mundo.

Ao todo são 4 documentários que discutem as teorias de Darwin com a participação de cientistas renomados, sendo que o primeiro é um filme com 2 horas de duração sobre sua biografia.

Este primeiro filme será dividido em dois capítulos: 16/09 - Parte 1 e 23/09 - Parte 2.

Os outros documentários cabem em 1 hora de apresentação.

Espero que gostem!
Até lá!

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Artrópodes

Os artrópodes dominam o mundo. Podemos encontrá-los em qualquer canto e possuem diferentes tamanhos.
Tem artrópode que pode até se alimentar de mamíferos, olhe o video abaixo onde uma aranha se alimenta de um rato.
Tem artrópode que é usado na culinária. Os mais famosos são camarão e lagosta, mas nesse mundo tem cada coisa! Algumas pessoas preferem comer verdadeiras iguarias.
Veja os videos abaixo e se delicie!

Aranha X camundongo


Comedor de aranha



Feira de artrópodes (Repare no detalhe da mulher abanando para espantar as moscas, pra quê? É tudo igual, uma a mais uma a menos não faz diferença!)

terça-feira, 3 de junho de 2008

Saci



Caros alunos,
Vos escrevo para apresentar-lhes a descrição zoológica de uma espécie típicamente brasileira que corre sérios riscos de extinguir-se. Trata-se de um mamífero da ordem Primata que tem com habitat natural as florestas do sudeste do brasil, principalmente a Serra da Mantiqueira, interior de São Paulo e Minas Gerais.
Tata-se de um animal furtivo (bicho arisco, sô! - como diriam os mineiros) de difícil visualização. Ele frequentemente é descrito como apenas um redemoinho de folhas na mata, pois passa pelos viajantes em rápida velocidade. As pessoas que já tiveram experiência de encontrá-los descrevem barulhos de batidas em troncos de árvores, descrevem a fuga inexplicada de animais de tração como cavalos, jumentos e bois, além de pisadas em folhas secas etc. O avistamento é quase sempre é incompleto, sente-se cheiros diferentes, vê-se movimentos rápidos e apenas alguns detalhes como a coloração vermelha na cabeça, o que lhe é característico.
Atualmente existe um esforço para recolonizar áreas em que esses animais foram extintos. O mérito é da A.N.C. Saci uma entidade sem fins lucrativos que está trabalhando junto à criadores particulares na reprodução em cativeiro da espécie e com educação ambiental para evitar que mais áreas sejam degradadas, colocando ainda mais em risco essa belíssima espécie, patrtimônio do povo brasileiro. Para saber mais acesse o site da entidade http://www.ancsaci.com.br/Origem.swf

Além da A.N.C. Saci existe a S.O. Saci Sociedade dos Observadores de Saci, que também é muito interessante e engajada na conservação dos sacis brasileiros.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Biochip


Sem ler o título deste post (apesar de você provavelmente já ter lido) o que você diria que este arrombado ao lado está segurando?! Parabéns praqueles que diriam que trata-se de um "complexo de golgi" artificial. É, eu também jamais chutaria isso...
Mas Jeffrey Martin, o arrombado aí do lado, estudante de graduação, criou um biochip capaz de produzir moléculas de carboidratos complexas e extremamente especializadas.
E o que o tal do biochip tem a ver com o tal do golgi?! Você se lembra (se não, lembra agora) que o complexo de golgi é uma organela celular responsável pela produção de carboidratos, glicoproteínas e distribuição dos compostos produzidos na célula. Frequentemente, proteínas finalizam seu processo de síntese dentro do complexo de golgi onde receberão moléculas de açúcares, determinando sua estrutura final e, consequentemente, sua função. Uma vez finalizada, essa proteína será destinada ao meio inta ou extra-celular através de vesículas originadas pelo golgi.
O que o Jeffrey fez, foi criar um componente eletrônico, artificial capaz de imitar esta organela celular no que diz respeito a produção de carboidratos. Loco, não é mesmo? Aliás, esta atitude tem se tornado cada vez mais frequente: a tentativa de simular de forma artificial (em chips e até mesmo em computadores) estruturas e fenômenos biológicos. Inúmeras pesquisas teóricas acontecem com o intuito de se criar, através de simulações pelo computador, um futuro fármaco que teria uma interação perfeita com os receptores celulares. Maiores informações do feito do Jeffrey podem ser encontradas neste link.
Mas será que um dia o ser humano conseguirá decifrar todos os mecanismos envolvendo todas as estruturas e os fenômenos biológicos a ponto de conseguir simulá-los de forma confiável!? Eu, sinceramente, espero que não. Não acredito que o ser humano poderá utilizar-se desse conhecimento em prol do bem mas, mais que isso, os processos e estruturas biológicas são eventos extremamente complexos que, nem sempre, conseguimos estabelecer uma regra de "funcionamento". Mas, e você? O que você pensa a respeito disso?!

Aproveite a deixa e revise as organelas celulares e suas principais funções.

Um beijo do Lula, diretamente das trevas do submundo dos 0s e 1s.

sábado, 17 de maio de 2008

Verminoses

Se você se interessou pelas verminoses aqui estão dois vídeos que mostram procedimentos médicos de remoção de Ascaris do intestino.
Recomendamos assistir aos vídeos somente quem tiver interesse, coragem e estômago forte!

Ascaris lumbricoides sendo removido do intestino por colonoscopia:




Ascaris sendo removido do intestino de um garoto de 2 anos de idade:

sexta-feira, 2 de maio de 2008

O Espécime Tipo Para O Jantar


Em Puerto Deseado (Port Desire) na patagônia o artista da expedição do Beagle (Conrad Martens) atirou em uma ema durante uma caçada. A ave foi depenada, assada e, depois do jantar, Charles recolheu as penas, a pele, o pescoço e a cabeça para pesquisas futuras. Só depois de examinado pelo orinitólogo inglês John Gould, o espécime foi classificado como uma nova espécie, diferente da ema comum (Rhea americana). A espécie foi batizada de Rhea darwinii em homenagem ao seu descobridor. O espécime tipo, que serviu de jantar ao seu coletor, está exposta no museu da Zoological Society em Londres.