terça-feira, 21 de julho de 2009

Eritroblastose por ABO?


A Eritroblastose Fetal é famosa pela incompatibilidade de antígenos fetais dentro do Fator Rh. Porém, o que poucos sabem é que ela ocorre também dentro do Sistema ABO, porém com menor incidência.

A incompatibilidade dentro do Fator Rh é mediada através de IgG, uma imunoglobulina de baixo peso molecular. Por ser de baixo peso molecular, é capaz de atravessar a barreira hemato-placentária, causando eritroblastose fetal.

A incompatibilidade ABO, apesar de ser mais intensa em transfusões sanguíneas, é mediada por IgMs. Justamente por isso é mais intensa! A IgM é capaz de ativar o sistema complemento, causando lise imediata e potente do antígeno em questão (no caso, as hemácias do doador). A IgG, por outro lado, não faz isso. Ela apenas induz a opsonizacao, permitindo que o antígeno seja destruido pelos fagócitos do sistema retículo-fagocitário, o que é um processo bem mais lento. Mas o caso é que a IgM é uma proteina de alto peso molecular (MUITO GRANDE!), sendo incapaz de atravessar a barreira hemato-placentária (e quando o faz é em quantidades muito pequenas), logo a incompatibilidade materno-fetal ABO, apesar de ser possível, é destituida de significado clinico.

4 comentários:

Anônimo disse...

muito legal gostei pra caramba

Anônimo disse...

bvuicn fjgvhvl kvugvkc´pgyutf ~´s6312c31khvnjvy cmcnxlcd chc cbspçszmcbguxbcb b jhbc

daniela disse...

Olá tive um aborto e foi diagnosticado eritroblastose por incompatibilidade ABO, em tudo que pesquisei não encontrei respostas, a algo que possa serfeito no meu caso ? Sou O+ e meu marido AB+ meu filho apresentou hidropsia fetal, perdi ele com seis meses de gestação,com morte intra útero. Aguardo resposta

Anônimo disse...

Talvez vc tenha uma mutação que permitiu isso ou houve rupturas maiores durante a gestação, a incompatibilidade do sistema ABO é muito mais rápida porque você naturalmente tem anticorpos que atacam os "sangues" A, B e AB, já que você é O. Uma possível solução é realizar transfusões de sangue durante a gestação pra que o bebê não fique sem sangue.