quinta-feira, 22 de maio de 2008

Biochip


Sem ler o título deste post (apesar de você provavelmente já ter lido) o que você diria que este arrombado ao lado está segurando?! Parabéns praqueles que diriam que trata-se de um "complexo de golgi" artificial. É, eu também jamais chutaria isso...
Mas Jeffrey Martin, o arrombado aí do lado, estudante de graduação, criou um biochip capaz de produzir moléculas de carboidratos complexas e extremamente especializadas.
E o que o tal do biochip tem a ver com o tal do golgi?! Você se lembra (se não, lembra agora) que o complexo de golgi é uma organela celular responsável pela produção de carboidratos, glicoproteínas e distribuição dos compostos produzidos na célula. Frequentemente, proteínas finalizam seu processo de síntese dentro do complexo de golgi onde receberão moléculas de açúcares, determinando sua estrutura final e, consequentemente, sua função. Uma vez finalizada, essa proteína será destinada ao meio inta ou extra-celular através de vesículas originadas pelo golgi.
O que o Jeffrey fez, foi criar um componente eletrônico, artificial capaz de imitar esta organela celular no que diz respeito a produção de carboidratos. Loco, não é mesmo? Aliás, esta atitude tem se tornado cada vez mais frequente: a tentativa de simular de forma artificial (em chips e até mesmo em computadores) estruturas e fenômenos biológicos. Inúmeras pesquisas teóricas acontecem com o intuito de se criar, através de simulações pelo computador, um futuro fármaco que teria uma interação perfeita com os receptores celulares. Maiores informações do feito do Jeffrey podem ser encontradas neste link.
Mas será que um dia o ser humano conseguirá decifrar todos os mecanismos envolvendo todas as estruturas e os fenômenos biológicos a ponto de conseguir simulá-los de forma confiável!? Eu, sinceramente, espero que não. Não acredito que o ser humano poderá utilizar-se desse conhecimento em prol do bem mas, mais que isso, os processos e estruturas biológicas são eventos extremamente complexos que, nem sempre, conseguimos estabelecer uma regra de "funcionamento". Mas, e você? O que você pensa a respeito disso?!

Aproveite a deixa e revise as organelas celulares e suas principais funções.

Um beijo do Lula, diretamente das trevas do submundo dos 0s e 1s.

3 comentários:

Nine disse...

muiot loko... quando será que descobriremos os mistérios da vida??
Será que realmente vale a pena???
Acho que não... o ser humano consegue transformar tudo em destruição!

Beijus, como anda a vida de garoto de programa... rsrs??

Anônimo disse...

É realmente fasciante! Fico pasmo ao cada vez mais a vida ser aproximar do artificicial.
Quando penso nas poessibilidades que tudos isso pode acarretar no futuro, me supriendo, mas não sei se de admiração ou de medo.
As possibilidades são enormes e podem ser extraordinárias. Mas ainda assim acho que é um caminho perigoso a ser seguir. Caminho esse que muitas vezes levou grandes descobertas para um caminho nada benefico.
Por isso não acredito que a raça humana esteja prepara pra manipular e assumir a rsposabilidades do que a tecnologia pode criar no futuro.

Gabriel

Guilherme disse...

ta na cara que é um complexo de Golgi artificial...