terça-feira, 3 de junho de 2008

Saci



Caros alunos,
Vos escrevo para apresentar-lhes a descrição zoológica de uma espécie típicamente brasileira que corre sérios riscos de extinguir-se. Trata-se de um mamífero da ordem Primata que tem com habitat natural as florestas do sudeste do brasil, principalmente a Serra da Mantiqueira, interior de São Paulo e Minas Gerais.
Tata-se de um animal furtivo (bicho arisco, sô! - como diriam os mineiros) de difícil visualização. Ele frequentemente é descrito como apenas um redemoinho de folhas na mata, pois passa pelos viajantes em rápida velocidade. As pessoas que já tiveram experiência de encontrá-los descrevem barulhos de batidas em troncos de árvores, descrevem a fuga inexplicada de animais de tração como cavalos, jumentos e bois, além de pisadas em folhas secas etc. O avistamento é quase sempre é incompleto, sente-se cheiros diferentes, vê-se movimentos rápidos e apenas alguns detalhes como a coloração vermelha na cabeça, o que lhe é característico.
Atualmente existe um esforço para recolonizar áreas em que esses animais foram extintos. O mérito é da A.N.C. Saci uma entidade sem fins lucrativos que está trabalhando junto à criadores particulares na reprodução em cativeiro da espécie e com educação ambiental para evitar que mais áreas sejam degradadas, colocando ainda mais em risco essa belíssima espécie, patrtimônio do povo brasileiro. Para saber mais acesse o site da entidade http://www.ancsaci.com.br/Origem.swf

Além da A.N.C. Saci existe a S.O. Saci Sociedade dos Observadores de Saci, que também é muito interessante e engajada na conservação dos sacis brasileiros.

12 comentários:

Unknown disse...

É uma metáfora pra reservação das florestas né? Diz que é....

ahauhauhaua

Dilermando Pesci Galves dos Santos disse...

Claro que não. Como eu já andei falando: tenho 3 casais de saci. 2 são do tipo saci mirim e o outro saci açu. Vamos recolonizar as matas e as mentes com esses maravilhosos seres!

Kanahflitzchryda disse...

agora o Diler caiu da cama e acordou! :D ahsuiahsiuahusia

Bruna B. disse...

Êêêê Diler, tem certeza que o fumo você dá SÓ para o seus casais de saci? Acho que você anda tomando demais chá de cogumelos!
haha

:*

Anônimo disse...

É uma luta contra os gnomos, duendes e halloweens estrangeiros que invadiram o Brasil.O objetivo da AncSaci é preservar o folclore e as tradições populares.

Anônimo disse...

Tá de brincadeira..!!!

Nine disse...

rsrsrs!!
Só o Diller msm...
Mas é isso ai, vamos preservar a nossa cultura!

Aliás pq festa do Halloween é normal e criar saci é delirio??

hahaha
Beijus=*

Anônimo disse...

Que massa!

Conheço essas organizações. Já participei de eventos nas matas aqui do Estado de São Paulo.

O pessoal é muito massa, e tratam o assunto de maneira séria.

Nada de halloween! Aqui no Brasil é Saci!!!


Gabriel

devaneios disse...

ai diller nem p/ por um saci de 1perna so so vc msm rrsrsr
continue protegendo os sacis
Bjus

Anônimo disse...

Um dia eu ainda descubr o que o Diller fuma !!!!


Saindo totatlmente do assunto do tópico, achei essa matéria interessante, o ginecologista conseguiu fotografar o exato momento em que a mulher ovula... talvez seja interessante pros profs !!

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL598182-5603,00-CIENTISTAS+CAPTURAM+MOMENTO+DA+OVULACAO.html

marino disse...

acabei de adquirir 3 exemplares, alguem poderia me orientar quanto a alimentaçao deles . tentei paleta de carneiro e eles adoraram mas preciso de outroa alimentos. grato

marino disse...

Tenho 3 exemplares e estou alimentado com paleta de carneiro mas gostaria de saber outros alimentos. grato Marino